por Câmara Municipal — última modificação 11/05/2021 11h24
Colaboradores: Patrício Oliveira

História de Xambioá/TO

Com a descoberta de uma jazida de cristal de rocha quartzo na chapada do Chiqueirão em junho de 1952, através do caçador José Coelho da Silva (Zé Grande) é que se iniciou a povoação não índia na região que hoje é o município de Xambioá.

Mas no ano de 1881, o presidente da Província de Goiás e escritor, Dr. J. A. Leite Morais, navegando pelo rio Araguaia encontrou por aqui ruínas do antigo Presídio de Chambioás (eram colônias militares edificadas aos longos dos rios, mares e fronteiras no reinado de Dom Pedro II, para defesa das riquezas do território brasileiro), fundado em 1868, pelo escritor e general José Vieira Couto de Magalhães e pelo Frei Savino Remini (capelão militar).

Entre 1910 e 1917 o Coronel João Crisóstomo Moreira residiu aqui com sua família e diversos agregados. De 1930 a 1952, outro morador, o lavrador e barqueiro José (Zé Toco) Gomes Leitão e sua família e alguns agregados habitaram estas terras que outrora pertenciam à nação indígena Chambioá que convivia pacificamente com estes moradores.

E finalmente em dezembro de 1952, adquirindo então este aprazível lugar de nome Chambioazinho, do senhor Zé Toco, o comprador de cristal e comerciante Francisco Souza Oliveira em uma reunião com dezenas de garimpeiros, no dia 26 de janeiro de 1953 na Chapada resolve doar 100 lotes para construção de 66 barracos de palha de babaçu nas hoje avenidas Araguaia e Presidente Vargas. Sendo esta data considerada como fundação de Xambioá pertencente ao Estado de Goiás.

Formação Administrativa de Xambioá

Distrito criado com a denominação de Xambioá (ex-povoado de Xambioazinho), pela Lei Municipal nº 015, de 29-09-1956, subordinado ao município de Araguatins.

Elevado à categoria de município com a denominação de Xambioá, pela Lei Estadual nº 2118, de 14-11-1958, desmembrado do município de Araguatins. Sede no atual distrito de Xambioá (ex-povoado de Xambioazinho).

Constituído do distrito sede, instalado em 01-01-1959. Sendo nomeado como o primeiro de Xambioá o senhor Sebastião Gomes da Silva para um mandato tampão de dois anos.

Em 1960, o município de Xambioá realizou a sua primeira eleição para o cargo de Prefeito e Vice Prefeito, sendo eleitos os senhores João Saraiva dos Santos e Raimundo Dias de Freitas, para os cargos respectivos.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Pela Lei Municipal nº 09, de 30-12-1963, é criado o distrito de Piraquê e anexado ao município de Xambioá.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Xambioá e Piraquê. Assim permanecendo em divisão territorial até a data de 21/12/1992.

A partir do dia 05/10/1988 (data da promulgação da Constituição da República Federativa do Brasil) com a criação do Estado do Tocantins, o município de Xambioá passou a pertencer a essa Unidade Federativa.

Pela Lei Estadual nº 291, de 20-02-1991, alterada em seus limites pela Lei Estadual nº 498, de 21-12-1992, que desmembra do município Xambioá o distrito de Piraquê, que foi elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído somente do distrito sede.